segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gopi fala para o jornal O REGIONAL Sobre Astrologia Clinica, Tarot Terapeutico e o Coaching Emocional

ENTREVISTA PARA O JORNAL - O REGIONAL

O Ser Humano Visto Através da Sua Completude - Por um Ser Humano Inteiro: Tratamento Integrado Permite Novas Visões

Érica Bernardes - Reportagem Local

Gopi Yana é formada em Direito, Filosofia e Astrologia há mais de 10 anos. Também atua com Astrologia Clínica, Astrologia de Infância e Adolescência, Sinastria, Astrologia Empresarial, Mapa Natal, Revolução Solar, Tarot Terapêutico e Filosofia Clínica. Ela cursou a London Teosofic School, onde aprendeu os ensinamentos sobre ocultismo e a linguagem simbológica universal. Conheceu a arte do Tarot em Madrid, na Espanha, aos 18 anos e desde então não parou mais de estudar.

Possui mais de 20 anos de prática com a interpretação e leitura do Tarot Egípcio e de Alester Crowley.

Mestra Reiki, Magnified, Light Healing e Kahuna Reiki, Gopi tem formação em cromopuntura, terapias florais, fitoterapia, medicina nativa e terapias xamânicas, leitura e interpretação de sonhos.

Através da sua experiência na área, Gopi fundou com um grupo de amigos uma clínica na capital paulista voltada para Holística Integral e Coaching Emocional.

No local, existem várias modalidades de tratamentos, incluindo Astrologia Clínica, Tarot Terapêutico, Filosofia Clínica, Holosterapia, Ressonância da Alma, Terapias Xamânicas, Massagem Nativa, Feng Shui, Reflexologia, Drenagem Linfática, Relaxamento, Coaching e Terapias Motivacionais.

Conheça um pouco mais sobre como funciona esse tratamento completo e integrado do indivíduo.

O Regional: O que é Holística Integral?

Gopi Yana: Holística é um termo que vem do grego “holos” = o todo, mais que se inspira também da palavra inglesa “wholy” = sagrado. Holística é um termo que indica uma tendência ao ver o todo além das partes. Representa um movimento de mudança de sentido, não somente da ciência, mas ainda de todo conhecimento humano. O termo Holística Integral surgiu da necessidade de fazermos um trabalho completo, trabalhando com o ser em todos os aspectos de sua existência, físico, emocional, mental, psíquico, espiritual e habitacional. E aí está o mote da cura. Quanto mais aspectos pessoais abarcados, mais fácil se torna o processo terapêutico. O termo Holística Integral surgiu do entendimento de que existimos em múltiplos níveis de energia, e somente uma mudança em todos esses níveis possibilitaria a cura dos desequilíbrios energéticos que nos levam às doenças e à infelicidade. É um processo terapêutico multifacetado, onde o ser é visto na sua totalidade, daquilo que ele necessita para sobreviver, até aquilo que ele produz em função desta sua necessidade.

O Regional: E o ser humano pode produzir coisas ruins em função dessa necessidade?

Gopi: Um indivíduo com problemas emocionais, por exemplo, produz em seu corpo físico algum tipo de doença crônica que poderia ser agravado pelas condições de um ambiente doméstico ou profissional em desarmonia. Assim podemos, dentro do conceito holístico, avaliar e investigar todas as possibilidades, até encontrarmos os agentes causadores da infelicidade, da dor, do sofrimento e das dificuldades daquela pessoa, e rearranjá-los dentro de seu universo pessoal de uma maneira integrada com a sua forma de existir.

O Regional: O que é Coaching Emocional?

Gopi: Todo ser humano é movido basicamente por dois mecanismos de orientação: a razão e a emoção. O Coaching Emocional é uma maneira de ajudar a pessoa a investigar, analisar e direcionar as suas emoções, de forma construtiva e inteligente, fortalecendo seu Poder Pessoal. O Coaching Emocional é uma assessoria pessoal. É um relacionamento no qual o terapeuta Coach se compromete em apoiar a pessoa, motivando-a a buscar e atingir a superação de seus limites e o desenvolvimento de seu Poder Pessoal. Não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Um Coach é um treinador, aquela pessoa que trabalha o foco, a motivação, a inspiração e ouve muito. Ajuda a encontrar ferramentas de alta performance emocional, fazendo com que a pessoa tenha ação e concentração na sua vida, nos seus negócios, na carreira, nos relacionamentos, na espiritualidade, ajudando-a a ultrapassar limites, vencer seus medos e capacitá-la para a resolução de conflitos emocionais limitantes. A arte do Coaching Emocional está nos questionamentos internos. Perguntas profundas que orientam o individuo às suas próprias respostas, compreensão, sabedoria, metas e tomada de decisão.

O Regional: Como funciona a Astrologia Clínica?

Gopi: A análise clínica de uma carta astrológica natal oferece a possibilidade de se descrever em detalhes a estrutura e a dinâmica de um inconsciente humano e, portanto, identificar quais desejos e inclinações inconscientes que ali habitam e quais deles são conflitantes com os desejos e inclinações conscientes da pessoa. Por exemplo, você conhece alguma mulher que conscientemente busca só se relacionar com homens que sejam hostis com ela? Ou conhece algum homem que só deseje não dar certo no emprego? O que, então, faz com que aquela mulher termine apenas com homens agressivos e que este homem só encontre serviços nos quais não se adapta bem ou não se sente feliz? Os desejos inconscientes, como a psicologia moderna identifica, que encaminham a ambos para escolhas bem diferentes das que acreditam fazer!

O Regional: E como funciona o Poder Pessoal, nesse sentido?

Gopi: Bem, assim fica difícil falar de Poder Pessoal, foi-se comprovando que toda pessoa atua sempre motivada por conteúdos psíquicos de quatro níveis simultâneos, três deles inconscientes (pessoal, familiar e coletivo) e apenas um consciente (a vontade racional). Todas as pessoas são condicionadas por conteúdos inconscientes que tiveram origem em conflitos emocionais vividos por seus antepassados e não resolvidos, e assim foram transmitidos para as gerações futuras: submetidas a impressões genéticas que atuam inconscientemente, as pessoas buscariam determinados tipos de experiência de vida para tentar resolver certos tipos de conflitos emocionais que seus ancestrais não puderam ou não conseguiram resolver na própria vida. Assim, a astrologia clínica ajuda definir quais motivações básicas residem em um inconsciente, vigorosas a ponto de poder interferir no comportamento de uma pessoa e até mesmo fazê-la se comportar contra a própria vontade consciente, sabotando seu poder pessoal.

O Regional: E a Ressonância da Alma? O que pode ser visto nela?

Gopi: Utilizando como ferramentas as medicinas que são resultados de anos de estudo e prática dentro de diversos campos terapêuticos e holísticos. Com a utilização de fitoterapia, florais do mundo todo, aromaterapia, cristaloterapia, musicoterapia e massagem nativa, combinados com o cuidar ayurvédico, ressonâncias da alma é uma maneira visionária de cuidar do paciente e orientá-lo, permitindo que ele se veja e se perceba dentro da sua real maneira de existir. Um renascimento da sua natureza autêntica, onde ele assume o seu “Ser”, a partir da desconstrução do que ele acredita ser verdadeiro.Remapeando velhos conceitos e paradigmas, traz uma percepção de como não se perder em meio aos medos e emoções que acredita estar sentindo e aprende a separar o que é uma criação ilusória da realidade, diferenciando o que é seu e o que é apenas um padrão hereditário. Possibilita o entendimento do que provoca a fragilidade do corpo (stress, cansaço, desvitalização e dores), mente (tristeza, falta de ar, ressentimentos, sentimentos bloqueados e rejeições), coração (inquietações, medos, ansiedade, falta de foco, dificuldades para lidar com problemas materiais e profissionais) e espírito (desvitalização do campo energético do corpo).

O Regional: Quais os principais problemas diagnosticados hoje?

Gopi: Tenho atendido muitas pessoas com distúrbios de relacionamentos. Stress, depressão, falta de objetividade e perspectiva, medos e fobias. Pessoas “cheias”, com dificuldade na auto-expressão e comunicação.

O Regional: E quais os caminhos para quem enfrenta problemas de relacionamento, por exemplo?

Gopi: Esse é o desafio do momento. Com Saturno em Libra, os relacionamentos estão passando por uma prova de fogo. Mas, o primeiro caminho seria um olhar clínico, através da astrologia de como a pessoa se comporta dentro das suas relações e o que espera de um relacionamento. O Tarot Terapêutico também ajuda bastante nestes casos.

Depois de uma análise precisa, podemos recomendar uma boa limpeza das memórias muscular e óssea através da massagem nativa, acompanhada das tinturas e florais indicados para os relacionamentos. Algumas sessões de drenagem linfática e massagem modeladora, para recuperar a auto-estima e fazer as pazes com seu próprio corpo. Algumas sessões de musicoterapia, para trabalhar as energias mal qualificadas e a falta de amor no coração. Mas, antes de mais nada, ensinamos a pessoa a amar a si mesma. Só podemos dar ao outro aquilo que temos de sobra em nós.

Gopi explicou um pouco sobre como foram definidas as modalidades de tratamento da clínica, que oferece um tratamento integrado.

Segundo ela, através da identificação das necessidades das pessoas atendidas ao longo dos anos, verificou-se que as pessoas saiam bem da terapia, mas não demorava muito e já estavam novamente com problemas e distúrbios, que já haviam tratado.

“Então, buscamos uma maneira de atuar dentro de todas as áreas integradas da vida do paciente. Todos os terapeutas compartilham os conhecimentos básicos de Astrologia, Massoterapia, Medicina Xamânica e Feng Shui. Assim, a identificação e a integração das terapias ficam mais fáceis”, complementou.

Gopi atua principalmente em uma eco pousada no interior de São Paulo, onde são feitas vivências nativas e xamânicas, com fogueira e atividades na natureza, com o propósito de trabalhar as técnicas motivacionais e de liderança.

“Hoje, o conceito holístico não se restringe apenas a um conceito metafísico”

GOPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário