sábado, 16 de outubro de 2010

VOCÊ É UMA LATA DE LIXO?

Conheci recentemente, numa destas sincronicidades do universo, que nos fazem vivenciar e aprender aquilo que ensinamos, uma bela moça com seus aproximados 33 ou 34 anos. A maquiagem delicada e a roupa elegante que usava, demonstravam que ela era uma pessoa refinada e de bom gosto. Entretanto, não conseguiam disfarçar o peso e o desequilíbrio psíquico e energético que estava vivenciando. Nosso encontro se deu na casa de um amigo em comum. Começamos a conversar quando uma personagem da novela disse que fugia de casamentos por que não podia imaginar alguém acordando ao seu lado com mau hálito. Esse foi o gancho que faltava para que pudéssemos interagir e conversar sobre relacionamentos. Minha nova amiga logo começou a desabafar sobre sua vida amorosa.

- Eu não me importo com os defeitos dos homens – disse ela - Para mim quanto mais problemático for o homem, mais eu me apaixono. Até hoje só me relacionei com pessoas confusas, desequilibradas, dependentes e emocionalmente instáveis e indisponíveis. Já vivi com alcoólatras, drogados, homens violentos e alguns deles eram casados ou não estavam disponíveis para assumir um relacionamento. Meu último namorado está cumprindo pena por homicídio. Não que ele seja culpado, coitado. Ele matou o pai por legitima defesa.

Aquela historia, contada tão naturalmente por aquela moça, com todos os pré-requisitos básicos para ser uma mulher amada e feliz por um homem inteligente, saudável e disponível, me incomodou .

Fiquei pensando sobre os motivos que levam as pessoas (na maioria das vezes mulheres) a buscar relacionamentos difíceis, por mais inteligentes, bonitas, descoladas e bem resolvidas que sejam.

Minhas percepções foram inspiradas pela minha amiga, mas sempre partem das minhas próprias experiências afetivas e emocionais. E como de costume, fui abrir minhas gavetas internas e vasculhar a variedade de “souvenirs” inúteis, acumulados durante anos, como se fossem grandes tesouros. Guardados tão secretamente que nem eu sabia que ainda estavam lá. Por um momento, olhei para o meu baú de lembranças e visualizei uma grande lata de lixo guardando coisas sem nenhuma utilidade. Resíduos de histórias que deveriam ter sido jogadas fora há muito tempo atrás, ou, para ser ecologicamente correta, recicladas. Um monte de “souvenirs” que eu não conseguia identificar da onde eram ou de quem eu havia recebido. Mas que de qualquer forma não servem para nada, eram um monte lixo acumulado sobre as boas lembranças que eu queria guardar.

E no meio destas tranqueiras acumuladas, uma ficha caiu perfeitamente dentro daquilo que eu estava investigando... Mecanismos de defesa, registros, crenças e toda uma parafernália psíquica construídas com maestria pelo inconsciente fazem com que nos transformemos em grandes latas de lixo.

A primeira coisa que me ocorreu, é que somos entulhados com um conjunto de crenças de menos valia, somos levados a acreditar que não somos bons em nada e sem valor algum e daí surge o medo de que alguém nos conheça intimamente e acabe por desmascarar nossos disfarses de perfeição e glamour.

Por nos sentirmos sujos, podres e inúteis, despertamos em nos mesmos a insegurança e o medo de uma convivência intima, profunda e verdadeira. Daí a sensação de ser um lixo aumenta ainda mais e vamos sabotando toda e qualquer possibilidade de vínculos afetivos duradouros.

Observei que fora do contexto social e profissional, na maioria das vezes nos relacionamos com a gente mesmo de maneira hedonista, negligente e displicente, pois acreditamos sinceramente que só merecemos o lixo. Somos cruéis em nossa auto critica, nos negamos todo o amor, compaixão e benevolência com que tratamos nossos parceiros (a maioria pessoas egoístas). E em troca recebemos aquilo que nos achamos merecedores, pois intimamente sentimos vergonha daquilo que acreditamos ser.

As crenças de que nossos defeitos são maiores do que nossas virtudes, de que nossas falhas são imperdoáveis e de que não temos qualidades pessoais e nem somos dignos de respeito e honra, podem ter se formado na nossa infância ou podem ter sido herdados geneticamente.

Enfim, as origens destes “souvenirs” podem ser as mais diversas e elas estarão sempre escondidas, bem no fundo do baú das nossas histórias, disfarçadas pela formação religiosa, educação, modéstia, humildade, complexo de mártir ou mesmo vestidas com a fantasia dos heróis e heroínas da nossa infância. Elas entopem nossos canais de percepção e as vias de acesso ao nosso sucesso e plenitude, sabotando nosso direito a uma vida plena e feliz.

É impossível saborear a doçura quando só estamos acostumados com o sabor amargo. Leva algum tempo até o paladar reconhecer e aceitar o prazer do doce. Minha esperança é que todos possamos nos livrar desse lixo psíquico. Deixando de ser Latas de lixo, para serrmos belíssimas Taças, preenchidas com o mais puro néctar do amor Divino.

Beijodagopi

terça-feira, 12 de outubro de 2010

VOCÊ QUE VIVE ME FALANDO QUE QUER TER UM VIDÃO...

Você quer ter o que tenho, ter os amigos fiéis, ser como sou, ganhar o que eu ganho, viver como eu vivo, trabalhar do jeito que trabalho, usar as roupas que uso, dirigir o carro que dirijo, ter o carinho das pessoas que eu tenho, conhecer as pessoas que conheco, frequentar os lugares que eu frequento, ter uma agenda como a minha?

Fácil! Seja como eu...

Honesto, ético, sincero, dedicado, disciplinado, não julgue os outros por como eles parecem apra você, seja ágil, não deixe p/ amanhã o que pode fazer hoje, durma tarde de preferência de madrugada - depois de resolver uns 4/5 problemas insolúveis -, acorde cedo e tome um bom banho e relaxe para começar o dia bem, sorria, diga bom dia à todos - do faxineiro ao seu chefe e até mesmo as pessoas que você não gosta, não suporta e odeia.

Sempre diga que tudo está ótimo - mesmo quando não está, porque se está mal naquele momento, pode ter certeza que em algum momento vai melhorar e dizer que está ruim não vai ajudar em nada -, ame sem receios, saiba que nada é para sempre, viva sem medo do que os outros vão pensar.

Diga "sim", as vezes diga "não" (menos do que diz sim), gaste bem e sem dó - pois o universo retribui a gentileza -, poupe sem avareza - só um tolo não pensa no dia seguinte -, seja educado, abra as portas para as mulheres, ajude as senhoras, respeite os senhores - mesmo quando você sabe que aquilo que ele dá importância, não tem mais importância.

Chegue cedo aos compromissos - mesmo que tenha de ficar esperando -, assuma as responsabilidades dos erros, divida as vitórias com seus amigos, tenha mais de uma pessoa que você possa considerar como sua família - mesmo quando ela não é a "original", deite-se do lado que gosta, faça amor 1 vez por semana, e sexo ao menos 1 vez ao mês, diga com sinceridade o que pensa - mas saiba quando vai ofender, então peça licença e desculpe-se por fazer aquilo -, não se ofenda quando não o entendem - ninguém é obrigado a isso.

Entenda que você NÃO tem TPM - as mulheres sim e elas tem todo direito -, não responda algo quando está nervoso, não durma irritado, não leia más notícias do tipo "mundo cão" - sabemos que o mundo não é uma mar de rosas, mas ler sobre isso não vai mudar nada -, se quer algo mude faça - não espere os outros fazerem, não jogue lixo/papel no chão, não faça algo ruim só porque "todos" fazem, saiba que o problema não é o mal existir, mas nos acostumarmos a ele, por isso acostume-se com o bem.

Repita isso por 20 anos que você chega lá.

by Alex Alprim

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gopi fala para o jornal O REGIONAL Sobre Astrologia Clinica, Tarot Terapeutico e o Coaching Emocional

ENTREVISTA PARA O JORNAL - O REGIONAL

O Ser Humano Visto Através da Sua Completude - Por um Ser Humano Inteiro: Tratamento Integrado Permite Novas Visões

Érica Bernardes - Reportagem Local

Gopi Yana é formada em Direito, Filosofia e Astrologia há mais de 10 anos. Também atua com Astrologia Clínica, Astrologia de Infância e Adolescência, Sinastria, Astrologia Empresarial, Mapa Natal, Revolução Solar, Tarot Terapêutico e Filosofia Clínica. Ela cursou a London Teosofic School, onde aprendeu os ensinamentos sobre ocultismo e a linguagem simbológica universal. Conheceu a arte do Tarot em Madrid, na Espanha, aos 18 anos e desde então não parou mais de estudar.

Possui mais de 20 anos de prática com a interpretação e leitura do Tarot Egípcio e de Alester Crowley.

Mestra Reiki, Magnified, Light Healing e Kahuna Reiki, Gopi tem formação em cromopuntura, terapias florais, fitoterapia, medicina nativa e terapias xamânicas, leitura e interpretação de sonhos.

Através da sua experiência na área, Gopi fundou com um grupo de amigos uma clínica na capital paulista voltada para Holística Integral e Coaching Emocional.

No local, existem várias modalidades de tratamentos, incluindo Astrologia Clínica, Tarot Terapêutico, Filosofia Clínica, Holosterapia, Ressonância da Alma, Terapias Xamânicas, Massagem Nativa, Feng Shui, Reflexologia, Drenagem Linfática, Relaxamento, Coaching e Terapias Motivacionais.

Conheça um pouco mais sobre como funciona esse tratamento completo e integrado do indivíduo.

O Regional: O que é Holística Integral?

Gopi Yana: Holística é um termo que vem do grego “holos” = o todo, mais que se inspira também da palavra inglesa “wholy” = sagrado. Holística é um termo que indica uma tendência ao ver o todo além das partes. Representa um movimento de mudança de sentido, não somente da ciência, mas ainda de todo conhecimento humano. O termo Holística Integral surgiu da necessidade de fazermos um trabalho completo, trabalhando com o ser em todos os aspectos de sua existência, físico, emocional, mental, psíquico, espiritual e habitacional. E aí está o mote da cura. Quanto mais aspectos pessoais abarcados, mais fácil se torna o processo terapêutico. O termo Holística Integral surgiu do entendimento de que existimos em múltiplos níveis de energia, e somente uma mudança em todos esses níveis possibilitaria a cura dos desequilíbrios energéticos que nos levam às doenças e à infelicidade. É um processo terapêutico multifacetado, onde o ser é visto na sua totalidade, daquilo que ele necessita para sobreviver, até aquilo que ele produz em função desta sua necessidade.

O Regional: E o ser humano pode produzir coisas ruins em função dessa necessidade?

Gopi: Um indivíduo com problemas emocionais, por exemplo, produz em seu corpo físico algum tipo de doença crônica que poderia ser agravado pelas condições de um ambiente doméstico ou profissional em desarmonia. Assim podemos, dentro do conceito holístico, avaliar e investigar todas as possibilidades, até encontrarmos os agentes causadores da infelicidade, da dor, do sofrimento e das dificuldades daquela pessoa, e rearranjá-los dentro de seu universo pessoal de uma maneira integrada com a sua forma de existir.

O Regional: O que é Coaching Emocional?

Gopi: Todo ser humano é movido basicamente por dois mecanismos de orientação: a razão e a emoção. O Coaching Emocional é uma maneira de ajudar a pessoa a investigar, analisar e direcionar as suas emoções, de forma construtiva e inteligente, fortalecendo seu Poder Pessoal. O Coaching Emocional é uma assessoria pessoal. É um relacionamento no qual o terapeuta Coach se compromete em apoiar a pessoa, motivando-a a buscar e atingir a superação de seus limites e o desenvolvimento de seu Poder Pessoal. Não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Um Coach é um treinador, aquela pessoa que trabalha o foco, a motivação, a inspiração e ouve muito. Ajuda a encontrar ferramentas de alta performance emocional, fazendo com que a pessoa tenha ação e concentração na sua vida, nos seus negócios, na carreira, nos relacionamentos, na espiritualidade, ajudando-a a ultrapassar limites, vencer seus medos e capacitá-la para a resolução de conflitos emocionais limitantes. A arte do Coaching Emocional está nos questionamentos internos. Perguntas profundas que orientam o individuo às suas próprias respostas, compreensão, sabedoria, metas e tomada de decisão.

O Regional: Como funciona a Astrologia Clínica?

Gopi: A análise clínica de uma carta astrológica natal oferece a possibilidade de se descrever em detalhes a estrutura e a dinâmica de um inconsciente humano e, portanto, identificar quais desejos e inclinações inconscientes que ali habitam e quais deles são conflitantes com os desejos e inclinações conscientes da pessoa. Por exemplo, você conhece alguma mulher que conscientemente busca só se relacionar com homens que sejam hostis com ela? Ou conhece algum homem que só deseje não dar certo no emprego? O que, então, faz com que aquela mulher termine apenas com homens agressivos e que este homem só encontre serviços nos quais não se adapta bem ou não se sente feliz? Os desejos inconscientes, como a psicologia moderna identifica, que encaminham a ambos para escolhas bem diferentes das que acreditam fazer!

O Regional: E como funciona o Poder Pessoal, nesse sentido?

Gopi: Bem, assim fica difícil falar de Poder Pessoal, foi-se comprovando que toda pessoa atua sempre motivada por conteúdos psíquicos de quatro níveis simultâneos, três deles inconscientes (pessoal, familiar e coletivo) e apenas um consciente (a vontade racional). Todas as pessoas são condicionadas por conteúdos inconscientes que tiveram origem em conflitos emocionais vividos por seus antepassados e não resolvidos, e assim foram transmitidos para as gerações futuras: submetidas a impressões genéticas que atuam inconscientemente, as pessoas buscariam determinados tipos de experiência de vida para tentar resolver certos tipos de conflitos emocionais que seus ancestrais não puderam ou não conseguiram resolver na própria vida. Assim, a astrologia clínica ajuda definir quais motivações básicas residem em um inconsciente, vigorosas a ponto de poder interferir no comportamento de uma pessoa e até mesmo fazê-la se comportar contra a própria vontade consciente, sabotando seu poder pessoal.

O Regional: E a Ressonância da Alma? O que pode ser visto nela?

Gopi: Utilizando como ferramentas as medicinas que são resultados de anos de estudo e prática dentro de diversos campos terapêuticos e holísticos. Com a utilização de fitoterapia, florais do mundo todo, aromaterapia, cristaloterapia, musicoterapia e massagem nativa, combinados com o cuidar ayurvédico, ressonâncias da alma é uma maneira visionária de cuidar do paciente e orientá-lo, permitindo que ele se veja e se perceba dentro da sua real maneira de existir. Um renascimento da sua natureza autêntica, onde ele assume o seu “Ser”, a partir da desconstrução do que ele acredita ser verdadeiro.Remapeando velhos conceitos e paradigmas, traz uma percepção de como não se perder em meio aos medos e emoções que acredita estar sentindo e aprende a separar o que é uma criação ilusória da realidade, diferenciando o que é seu e o que é apenas um padrão hereditário. Possibilita o entendimento do que provoca a fragilidade do corpo (stress, cansaço, desvitalização e dores), mente (tristeza, falta de ar, ressentimentos, sentimentos bloqueados e rejeições), coração (inquietações, medos, ansiedade, falta de foco, dificuldades para lidar com problemas materiais e profissionais) e espírito (desvitalização do campo energético do corpo).

O Regional: Quais os principais problemas diagnosticados hoje?

Gopi: Tenho atendido muitas pessoas com distúrbios de relacionamentos. Stress, depressão, falta de objetividade e perspectiva, medos e fobias. Pessoas “cheias”, com dificuldade na auto-expressão e comunicação.

O Regional: E quais os caminhos para quem enfrenta problemas de relacionamento, por exemplo?

Gopi: Esse é o desafio do momento. Com Saturno em Libra, os relacionamentos estão passando por uma prova de fogo. Mas, o primeiro caminho seria um olhar clínico, através da astrologia de como a pessoa se comporta dentro das suas relações e o que espera de um relacionamento. O Tarot Terapêutico também ajuda bastante nestes casos.

Depois de uma análise precisa, podemos recomendar uma boa limpeza das memórias muscular e óssea através da massagem nativa, acompanhada das tinturas e florais indicados para os relacionamentos. Algumas sessões de drenagem linfática e massagem modeladora, para recuperar a auto-estima e fazer as pazes com seu próprio corpo. Algumas sessões de musicoterapia, para trabalhar as energias mal qualificadas e a falta de amor no coração. Mas, antes de mais nada, ensinamos a pessoa a amar a si mesma. Só podemos dar ao outro aquilo que temos de sobra em nós.

Gopi explicou um pouco sobre como foram definidas as modalidades de tratamento da clínica, que oferece um tratamento integrado.

Segundo ela, através da identificação das necessidades das pessoas atendidas ao longo dos anos, verificou-se que as pessoas saiam bem da terapia, mas não demorava muito e já estavam novamente com problemas e distúrbios, que já haviam tratado.

“Então, buscamos uma maneira de atuar dentro de todas as áreas integradas da vida do paciente. Todos os terapeutas compartilham os conhecimentos básicos de Astrologia, Massoterapia, Medicina Xamânica e Feng Shui. Assim, a identificação e a integração das terapias ficam mais fáceis”, complementou.

Gopi atua principalmente em uma eco pousada no interior de São Paulo, onde são feitas vivências nativas e xamânicas, com fogueira e atividades na natureza, com o propósito de trabalhar as técnicas motivacionais e de liderança.

“Hoje, o conceito holístico não se restringe apenas a um conceito metafísico”

GOPI

domingo, 10 de outubro de 2010

OBSERVA...QUANDO AS CONDIÇÕES FOREM FAVORÁVEIS VOCÊ DECOLA

Um dos meus maiores desafios desta existência era esperar a condição favorável.
Sempre fui muito impaciente, com um sentido de urgência em tudo. E sem perceber como isso afetava todos a minha volta, estava sempre me deparando com os “colapsos” nas minhas relações.  “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer”, e nesse embalo de fazer acontecer, acabava tendo muitos problemas com as minhas parcerias, com chefes, professores, colaboradores e amigos.
Essa impaciência sempre me levava a dois prováveis resultados: Ou eu desistia do que estava fazendo, perdendo o interesse por que achava que estava demorando ou começava logo a fazer outra coisa sem terminar a primeira. Acabava sempre em situações confusas e problemáticas que demandavam ainda mais tempo e energia para resolver. Não estava interessada em perceber o que estava acontecendo com as pessoas e o ambiente à minha volta, só me preocupava com os meus objetivos.

Por mais que eu soubesse que nada está parado e que tudo está acontecendo o tempo todo, essa sensação de estar na ‘espera’ ainda me incomodava. É como se estivesse no limbo, nem quente, nem frio. Nem tudo, nem nada. Apenas aguardando... como quem espera o bolo assar; como quem espera a hora do parto chegar; como quem espera autorização para decolar...

E eu, nessa mania de sempre estar acontecendo, fui revirar no meu baú de relíquias com a intensão de “fazer” uma limpeza.

Achei num folheto com instruções de parapente, o mapa do Pico do Gavião na cidade de Andradas (MG). Nele tinha uma frase escrita pelo meu instrutor de vôo:

“Saber esperar; Observar a condição; Aguardar o momento mais favorável. Evitará que você machuque a si e aos outros. Observa... e quando as condições forem favoráveis, você decola”.

Aos poucos as minhas lembranças daqueles dois dias de expectativas no Pico do Gavião, foram me fazendo perceber a profundidade daquelas palavras que na época, significaram apenas uma instrução prática para a segurança do voo.

Eu quase desisti acreditando que minha decolagem estava sabotada pelos caprichos da natureza. Não conseguia ver nada além da minha frustração, depois de quase oito horas esperando o vento, o movimento das nuvens, checar várias vezes meu macacão, cordas, fivelas e casulo, e nada da bolha de ar quente (a tal térmica). Nada de voo. E muito da paciência e sabedoria do meu instrutor.

A vista dali do alto, o sol, o tapete de nuvens se formando, as pessoas e seus casos interessantes. Ricos aprendizados estavam ali, independente do meu voo, da minha vontade ou do meu objetivo. Independente da minha vontade. Eu só precisava estar ali, disponível e não me privar de perceber quantas coisas maravilhosas estavam acontecendo ali naquele momento.

Enfim, as condições ideais para o voo de 8 km aconteceu no dia seguinte as 16 horas da tarde. No limite do tempo do sol, que naquele momento, era o menos importante. Pois eu estava pronta para a experiência da minha alma. Aquela sensação me ensinou que nada acontece ao acaso e que na hora certa o universo conspira e nos presenteia com aquilo que desejamos. Só é necessário estarmos preparados e observar.

De tempos em tempos a vida nos coloca num ‘estado de espera’. Um tempo para avaliações, revisões, conexões e limpezas. Um tempo necessário para que possamos criar espaços internos e externos para o futuro, para o que a gente sabe que virá, mas que ainda não tem forma. E neste estado de espera, avalie seus aprendizados, revise suas experiências, faça as conexões dos Eus e limpe suas histórias. Contemple o agora. Observe e aguarde a condição ficar favorável para decolar novamente.
beijodagopi