quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O TAROT E SEU USO TERAPÊUTICO


O Tarô por ser um poderoso instrumento simbólico, ajuda-nos a compreender melhor nosso inconsciente. Como se fossem chaves, os arcanos abrem portas  para o resgate de potenciais internos não explorados indisponíveis à nossa memória racional, supre importantes lacunas impostas pelos males do mundo à nossa psique. Ajudando-nos a resgatar informações e nos orientar em algumas escolhas pessoais.
O Tarot se relaciona com quase tudo; combina com astrologia, combina com chacras, florais, nutrição, yoga, respiração, dança, cristaloterapia, aromaterapia, com os Dosha, com o Yin e Yang, com cromoterapia, com angeologia, está presente em todas as filosofias e culturas com os 4 elementos, com os meses do ano, com as fases da lua e com quase tudo.
No uso terapêutico do tarô o conceito "adivinhação" não existe.  O objetivo é esclarecer medos, bloqueios e padrões de comportamento ocultos que dificultam sua realização plena. Conscientizar para viver bem o agora e preparar o cliente para um futuro melhor, auxiliando na compreensão das diversas questões que o cercam. Fazer do tarot uma ferramenta de consulta para situações cotidianas nos acresce experiência e conhecimento. No dia a dia, o tarot  funciona como um ego auxiliar para encontrar respostas e as atitudes mais adequadas para problemas que até então tínhamos medo de encarar.
As simbologias contidas no Tarô são uma continuação de nossos anseios, pois representam todos nossos sentimentos escondidos, nossos medos, nossas fugas, nossas incertezas. Seu proposito é ajudar a encontrar o antídoto para lidar com todas as dificuldades e bloqueios impostos pelas frustrações, traumas e repressões que acumulamos desde o nascimento.
O aspecto terapêutico do tarô vem do conceito holístico de que qualquer técnica que trabalha a "cura da alma" torna-se automaticamente um apoio terapêutico. Nesse caso, ele é feito dentro de uma atmosfera simbólica, onde as imagens arquetípicas dos arcanos sugerem uma auto-avaliação ou uma profunda reflexão sobre nossa postura interior, quem somos, para onde vamos e o que queremos.

Você poderá gostar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário