quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SOL EM LIBRA





“EU AMO” – “EU EQUILIBRO”

Sem limites para a paixão...
Libra, o sétimo signo do zodíaco, representa uma combinação dos seguintes fatores: domínio de Vênus, exaltação de Saturno, queda do Sol e exílio de Marte.

Libra é o único signo do zodíaco (de zodion = animal) não representado por um ser vivo – seu símbolo é uma balança – coisa a primeira vista estranha, tratando-se do signo regido por Vênus, a deusa do amor e dos relacionamentos!
Mas a escolha desse símbolo se explica: a balança tem dois pratos e a posição de cada um deles é sempre definida em relação à posição do outro. Quando um dos pratos está mais pesado, e portanto desce, o outro inevitavelmente sobe.
E o que é o relacionamento se não a união de duas partes cuja identidade é sempre tomada por referência à outra? Alguém pode ser homem – esta condição tem um significado completo em si mesmo; mas ser marido só faz sentido se houver o outro prato da balança – a mulher!
Vênus em seu domínio de Libra não é idêntica a Vênus-Touro. Em Libra este planeta revela muito mais a característica que fez de Ishtar – deusa dos babilônios correspondente à nossa Vênus – simultaneamente uma divindade do amor e da guerra.
Toda relação entre pessoas é para Vênus-Libra uma cooperação, um jogo e uma guerra. Em Libra, Vênus é mais propensa à mudança do que em Touro; em Libra os movimentos são mais ágeis, adaptados constantemente à reação do outro, como as jogadas num tabuleiro de damas.
Aqui é quase tão grande a consciência do outro como a consciência de si mesmo – nós jogamos, porque eu jogo, você joga. Em busca de equanimidade faz com que esse signo não represente o melhor terreno para a manifestação do Sol – que se derrama, espalha-se, às vezes, invadindo o espaço alheio.
Já Saturno, para quem “limites” é uma palavra chave, tem em Libra o signo de sua exaltação. O objetivo é deixar os pratos da balança da mesma altura, cada qual se disciplinando o suficiente para atingir o difícil equilíbrio. Em Libra vem à tona uma faceta de Saturno: a consequência.
Uma jogada gera a jogada seguinte do parceiro/adversário, pois amor com amor se paga. Por que, então, o exílio de Marte em Libra, se esse signo também tem embutido um traço de competitividade e confrontação?
É que Marte é o planeta da iniciativa, capaz de sozinho abrir seus caminhos, desdenhando muitas vezes a ajuda alheia, enquanto Libra atinge seus melhores resultados pela via da cooperação.
O ambiente dominado pelo aspecto masculino dos pais, isto é, pela necessidade de cada um deles assumir seu próprio papel no mundo, pode ser interpretado por quem nasce sob esse signo como um tipo de conflito entre pai e mãe.
Mas ainda pode muitas vezes levar a pensar que sua existência atrapalha o relacionamento familiar, que é um peso para pai e mãe. Esse tipo de confronto é muitas vezes carregado pela vida toda, exigindo um grande esforço para não viver qualquer tipo de fracasso em seus relacionamentos, o que obriga a uma série de concessões.
A pessoa de Libra, assim como os nativos de Gêmeos, não conseguem definir com clareza se é o pai ou a mãe o personagem dominante em sua formação. Apesar da predominância de qualidades masculinas, expressas numa necessidade de expansão e de ocupar espaços no mundo, ela não sabe a quem atribuir isso, uma vez que pai e mãe possuem essas características.
É possível que este nativo seja magnetizado mais facilmente por um amor equilibrado, onde possa demonstrar com tranquilidade todo o seu carinho. Mas nada impede que o signo de Libra acabe balançando nas gangorras de um romance livre e de emoções intensas como as da paixão.
Para o libriano a coisa mais importante é o contato com as pessoas. Busca sempre um relacionamento feliz e harmonioso e para tanto, não mede esforços. Gosta de conversar e discutir amigavelmente, tendo argumentos para tudo. O relacionamento com os outros é seu forte. É o signo do equilíbrio.
O libriano é uma pessoa acessível e afável, sua gentileza salta aos olhos, é refinado e detesta ambientes bagunçados ou desarmônicos. É racional e, por vezes, indeciso, leva sempre em conta o ponto de vista alheio.
Ligado à beleza e também à luta, pode ser manipulador e superficial. Seu grande desejo de justiça faz com que pese demais os prós e os contras, caindo na indecisão.
Dinamismo: Grande capacidade para iniciar e estabelecer uniões e associações (ar) devido a predominante capacidade plástica e permeadora (úmido). A ação exercida sobre o mundo exterior (masculino), frequentemente de acordo com valores estéticos e diplomáticos, neste último caso ela procura estabelecer com o mundo algum tipo de colaboração pela aceitação do contato legalizado (Saturno exaltado).
Integração sensorial e afetiva na existência (Vênus) concretizada que não exclui valores racionais de discriminação, análise e comparação (Saturno). Consequentemente isto pode dispor ao sentimento de justiça, ao refinamento lógico e estético, ao espírito de conciliação, etc.
Entretanto a carência de agressividade conquistante (Marte) e de uma certa força votiva (Sol) pode levar a injustiças, a indolência, a indecisão, ao desequilíbrio, ou então à paixão (falta de Marte) e a defesa antecipada como meio de compensação (falta do Sol e de Marte).
Os conflitos são da cruz cardinal e as soluções podem ser estruturadas num nível de uma compreensão de uma justa e equilibrada relação (trígono de ar).
Tarefa: A ti Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente de seus deveres para com os outros, para que possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado das suas ações, Hei de levar-te aonde quer que haja discórdia e por teus esforços te concederei o dom do amor.