terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL - Um mal atual



Nos últimos anos tem se acentuado o número de pessoas, que apresentam um esgotamento físico e mental profundo associada à vida profissional e o desempenho nela conseguido talvez, pelo ritmo de trabalho acelerado e cada vez mais frenético da vida moderna, em particular, nos grandes centros urbanos.
Quando se percebe algo de errado com o humor, com as emoções ou com o corpo é preciso tomar providências para identificar o que pode ser e tratar de eliminar esse mal o mais rápido possível, voltando para a condição normal que deve ser de saúde. Emoções e situações esquecidas muitas vezes não desaparecem completamente. Esse movimento da mente humana é comum, pois, acontece com todas as pessoas de um modo ou de outro, em um nível inconsciente. São essas repressões mal sucedidas que vão provocar danos e que é claro, acabam por interferir também no desempenho profissional. Esse esgotamento mental que vai se agravando pode levar a pessoa a um estado depressivo que acaba atingindo todos os setores de sua vida. Em mulheres, as alterações no ciclo menstrual são um sintoma físico importante. Além desses, existem sintomas psicológicos como: dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, impaciência, irritabilidade, baixa autoestima, desconfiança, depressão, em alguns casos paranoia, sentimentos negativos sobre o viver, trabalhar e ser.
A partir desses sintomas, a pessoa desenvolve comportamentos como: negligência ou perfeccionismo, agressividade nas relações cotidianas, perda da flexibilidade emocional e da capacidade de relaxar e planejar. Além disso, tende ao isolamento, à perda de interesse pelo trabalho e outras atividades.
A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. A palavra síndrome designa um conjunto de sintomas, que podem ser físicos, psíquicos, de comportamento etc. No caso da Síndrome de Burnout, os sintomas mais expressivos são: crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares. Invariavelmente a origem está nas situações pessoais traumáticas que cada pessoa passou em sua vida e foram levadas para o inconsciente. O que acontece é que em determinados momentos tudo isso aparece novamente de formas diferentes, ou seja, como sintomas, causando sofrimento contínuo, muitas vezes insuportável.
Apesar de associada ao desempenho profissional, de manifestar-se na maioria das vezes no ambiente de trabalho e em função dos conflitos que surgem nas relações interpessoais, bem como da dificuldade para resolvê-los, podemos dizer que esse esgotamento mental, emocional e que acarreta também sintomas físicos, tem sua origem em emoções que foram reprimidas em determinadas circunstâncias.

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar uma síndrome de esgotamento profissional. Não usar a falta de ritmo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Uma análise profunda e sincera das condições de trabalho e como estas estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental pode ser um bom começo.  Avalie também os seus objetivos profissionais e quanto eles são realmente importante dentro do seu conceito de felicidade. A espiritualidade e a fé podem ajudar bastante no processo de cura. Práticas alternativas tem sido muito bem vistas pelas comunidades médicas e terapêuticas como coadjuvantes no tratamentos dessa síndrome.  Seja como for, se você se identificou com alguns desses sintomas, procure ajuda.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A ERA DA PSIQUE


De acordo com a lenda, o capitão de uma embarcação que passava entre duas ilhas gregas ouviu um grande som de lamentação e uma voz gritando: Pan ho megas tethneken, o Grande Pã está morto. Quando esse homem chegou a Roma solicitou uma audiência com o imperador, tão importante era a notícia. Originalmente, Pã era um espírito secundário da natureza, principalmente ocupado em apoquentar os pastores. Pã foi confundido com to pan, que significa "o Todo". Passou então a ser o Demiurgo, o anima mundi. Assim, os numerosos deuses do paganismo foram concentrados em um Deus. Então veio a mensagem, "Pã está morto". O Grande Pã, que é Deus, está morto. O homem medieval tratou de estabelecer uma bela relação com o Deus uno que transformou-se em homem, e esse foi o Cristo; um homem para todos os homens. Deus olhava por todos; premiava os bons e punia os maus. Havia a igreja, onde o homem podia sempre obter perdão e graça. Tinha apenas de entrar nela para receber uma coisa e outra. Suas orações e preces eram ouvidas. Era espiritualmente amparado. Mas agora também esse partiu, agora cada homem tem que conter Deus em si. A descida do espírito na matéria está completa.Vivia num mundo seguro, ou que ele acreditava ser seguro. 
Então em que se converteu? Para onde foi? A resposta é que está no inconsciente do homem. Pode-se dizer que desceu para um andar inferior.
Durante algum tempo, depois que renunciamos ao Deus medieval, tivemos o ouro por divindade. Mas, agora, também ele foi declarado incompetente. Confiamos em exércitos, mas ameaça de gases venenosos derrotou-os. As pessoas já falam sobre a próxima guerra. Num mundo assim é muito natural que todos fiquem neuróticos.
O homem de hoje está faminto e sedento de uma relação segura com as forças psíquicas dentro de si mesmo. Sua consciência, recuando em face das dificuldades do mundo moderno, carece de um relacionamento com condições espirituais seguras. Isso o deixa neurótico, doente, assustado. A ciência disse ao homem moderno que não existe Deus, que tudo o que existe é matéria. Isso privou a humanidade de sua floração plena, de sua sensação de bem-estar e de segurança num mundo confiável. Mas a ciência disse que não existe ninguém para cuidar dele. E, assim, ele vive cheio de medo.

Mesmo que a casa onde vivemos seja realmente segura, se você tiver a idéia de que não é, você sofrerá. Sua reação depende inteiramente do que você pensa. A latência é, provavelmente, a melhor condição para o inconsciente. Na medida em que o homem moderno é compelido a voltar-se para si mesmo, tomado de dúvida e medo, ele olha para a sua própria vida psíquica, a fim de que lhe dê algo de que sua vida exterior o privou. Em virtude do atual interesse generalizado por toda a espécie de fenômenos psíquicos - um interesse como o mundo não conhecia desde a segunda metade do século XVII - não parece fora do alcance da possibilidade acreditar que estejamos no limiar de uma nova época espiritual; e que, das profundezas da própria vida psíquica do homem, nascerão novas formas espirituais.
Examinem as vozes que falam em vocês. Tornem-se críticos. O homem moderno deve estar plenamente cônscio dos terríveis perigos que residem nos movimentos de massa. Escutem o que o inconsciente diz. Prestem atenção à voz desse Grande Ancião dentro de vocês, que viveu tanto tempo, viu e experimentou tanto. Tentem compreender a vontade de Deus: a extraordinariamente potente força da psique.
O maior perigo que o homem tem que enfrentar é o poder de suas idéias. Nenhum poder cósmico da terra destruiu dez milhões de homens em quatro anos. Mas a psique humana fez isso (na guerra de 1914-18). E pode voltar a fazê-lo. Só temo de uma coisa: os pensamentos de pessoas. Tenho meios de defesa contra as outras coisas.
Eu digo: Devagar. Com cada bem chega um mal correspondente, e a cada mal corresponde um bem. Não corram depressa demais ao encontro de um, a menos que estejam preparados para encontrar o outro.
O que a natureza pede da macieira é que produza maçãs, da pereira que produza peras. A natureza quer que eu seja simplesmente homem. Mas um homem consciente do que sou e do que estou fazendo. Deus dirige-se à consciência no homem. É essa a verdade do nascimento e ressurreição de Cristo dentro de nós. Quanto maior é o número de pensadores que se apercebem disso, mais perto estamos do renascimento espiritual do mundo. Cristo, o Logos - que quer dizer a mente, a compreensão, o brilho que rasga a escuridão. O Cristo interior é uma nova verdade acerca do homem.

ELEMENTO FOGO - A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO


Fogo é a energia menos condensada dos elementos. É o mais yang, masculino, volátil explosivo, avança sem medo, não reconhece limites e não olha para o que ficou para trás. Antes da sua descoberta pelo homem, havia medo, escuridão. Em outras palavras o fogo é a força do espirito, é o desejo da vida e a vontade de ser. É árido e áspero, mas ao mesmo tempo é a energia essencial para a existência da vida, seria o chamado “sopro vital”. Em excesso é a mais destrutiva dentre as manifestações energéticas.

O fogo representa o ponto inicial da vida, o nascer, a infância, por isso também essas pessoas de signos de fogo tem a tendência a serem muito ligadas a elementos da infância, se tiveram uma infância feliz e rica, se tornam os tipos mais confiantes e sonhadores, se tiveram uma infância difícil, são mais pés no chão e prudentes.
São explosivos, mas sabem ser atenciosos e dedicados, eles tem uma tendência a serem muito irritadiços, se irritarem rápido com as coisas, mas os tipos mais evoluídos se irritam sem envolver problemas, apenas deixam a emoção rolar solta.
Esse elemento simboliza a força vital, a vontade de vivenciar momentos intensos e marcantes, o desafio, a discussão, até a discórdia em si, e acima de tudo, o ego. O fogo em essência é o prazer da expansão em busca de um significado.

As pessoas do signos de fogo ou com ascendente, lua, enfim, pontos importantes ou com muitos signos de fogo no mapa tendem a ser muito vivas e desafiadoras, tem um humor geralmente ácido, são competitivas e tem o espírito de iniciativa.
Essas pessoas também podem oscilar para os pontos negativos do elemento como ser egocêntrico, egoísta, ter a tendência de iniciar muitas coisas e nunca finalizar nada, e podem ser agressivas (seja verbalmente ou fisicamente), com uma tendência a tirar muitas conclusões precipitadas.
Eles contém emoções também um tanto infantis, como por exemplo ciúmes de atenção do parceiro(a), não é um ciúmes voltando para a razão (como os de terra e ar) ou voltado para as emoções (água), é mais infantil mesmo como uma criança que exige toda nossa atenção.
Costumam gostar de se aventurar em novas emoções e desafios, não gostam de receber ordem, pelo contrário, gostam e almejam o poder, respeitam quem consegue ele e admiram essas pessoas, costumam ter ídolos “de carne e osso”, pessoas que conseguem alcançar seus objetivos.